Primeira viagem de avião: passo a passo com dicas essenciais

primeira viagem de avião

A primeira viagem de avião é uma experiência única, cercada de muita emoção e que dificilmente vai ser esquecida. Como se trata de algo novo, pode gerar dúvidas sobre todos os protocolos indispensáveis. 

 

Neste artigo, traremos as principais etapas envolvidas e as dicas para a primeira viagem de avião. Tudo para te ajudar a aproveitar esse momento com muita tranquilidade, sem estresses desnecessários.

Compre as passagens com antecedência

 

Após ter definido o destino da sua primeira viagem de avião, é preciso comprar as passagens. Atualmente, elas podem ser adquiridas com condições mais acessíveis. A franquia de agência de viagens Vai Voando oferece opções de pagamento flexíveis e pensadas para que as classes mais populares também possam viajar.

 

Na Vai Voando, os consumidores têm a possibilidade de parcelar a sua primeira viagem de avião no cartão de crédito em até 10x, utilizando até três cartões diferentes, ou no boleto pré-pago em até 12x, conforme a data do voo. Dessa maneira, quem vai viajar consegue se planejar financeiramente, sem se endividar.

 

Nessa etapa é que você também vai escolher o melhor tipo de voo para você, se é com a bagagem despachada (até 23 kg) ou apenas com a de mão (até 10 kg), já que as companhias aéreas foram desobrigadas a oferecer a despachada gratuitamente. Leve em consideração o seu perfil e o tempo que a viagem for durar.

Prepare a documentação necessária para o embarque

 

Além da passagem, para embarcar num voo, é necessário apresentar documento de identificação. Os permitidos costumam ser carteira de identidade (RG), carteira de habilitação (CNH)  e a sua versão eletrônica (CNH-e), passaporte, carteira de trabalho e e-Título, título de eleitor eletrônico com foto.

 

Dependendo do destino, outras documentações podem ser necessárias. Por isso, verifique detalhadamente tudo antes, inclusive as informações da passagem aérea. Além disso, lembre-se de que esses documentos precisam estar no prazo de validade e em boas condições, ou seja, sem danos.

Chegue cedo para o check-in

 

No dia da sua primeira viagem de avião, prepare-se para chegar ao aeroporto com antecedência de pelo menos duas ou, até mesmo, três horas. Assim, você pode passar por todos os processos de maneira mais tranquila e segura.

 

O check-in é uma das etapas mais importantes, já que é a confirmação  da sua presença no voo. Costuma ser liberado algumas horas ou, às vezes, até alguns dias antes e pode ser feito on-line, pelo site ou app da companhia aérea, e presencialmente, nos balcões de atendimento do aeroporto.

 

Após realizada essa fase, você recebe o seu cartão de embarque, que contém informações como o horário e o número do seu voo, os aeroportos de origem e destino, o seu nome, o assento e o portão de embarque. Esse documento serve para garantir o seu acesso à sala de embarque e à aeronave.

Despache a bagagem

 

Após realizar a etapa da confirmação da sua presença no voo e pegar o cartão de embarque, vem o despacho de malas, que não é obrigatório caso você só vá utilizar as malas de mão. O processo é simples, você entra na fila identificada e, depois, a bolsa é pesada, etiquetada e enviada para a esteira. 

 

Embarque

 

Com o cartão de embarque em mãos, é hora de entrar na sala de embarque. Para adentrar nesse ambiente, você deve passar por uma revista de segurança com um raio-x e detector de metais. Já na sala, você precisa procurar o portão de embarque do seu voo, que pode estar identificado no cartão ou nos telões.

 

Chegada a hora, você se encaminha para a fila para entrar na aeronave e apresenta o cartão de embarque e o documento de identificação novamente. Em seguida, procure o seu assento e ao localizá-lo, utilize o compartimento acima dele para colocar a sua mala de mão.

 

Procure relaxar durante a viagem

 

A primeira viagem de avião pode ser um momento de muita apreensão para quem tem certo receio. Porém, saiba que é um meio de transporte extremamente seguro. Antes da decolagem, os comissários de bordo dão as instruções de segurança necessárias para caso aconteça alguma turbulência. 

 

Coloque o seu celular no modo avião assim que solicitado e procure relaxar durante a viagem com os serviços de entretenimento disponíveis em alguns voos, como televisor individual, revistas de bordo e rádios com entrada para fone na própria poltrona.

 

Tudo isso sem falar do serviço de bordo, no qual são servidos, em alguns trechos nacionais, petiscos rápidos, como sanduíches, biscoitos, bolachas e torradas, além de bebidas como sucos, refrigerantes e água. 

 

Desembarque

 

Após o seu avião pousar em segurança, vão ser dadas instruções e autorizações para que cada um saia da aeronave em seu respectivo momento. Depois, você deve encaminhar-se para o local de retirada de bagagens e pegar a sua mala na esteira. Após isso, é só aproveitar o seu destino e esperar pela próxima viagem.

Realize o seu sonho de viajar com a Vai Voando!

 

A Vai Voando está presente nas principais comunidades e favelas do país e vai te ajudar a tirar os seus planos de viagem do papel, mesmo se você estiver com o nome sujo ou não conseguir comprovar renda. Com a gente, você realmente aprende como comprar passagem aérea barata.

 

Continue navegando no nosso site e entre em contato com a nossa central de relacionamento para receber atendimento personalizado para as suas necessidades.