As máscaras em aeroportos e aviões não serão mais obrigatórias

máscaras em aeroportos

A medida que máscaras em aeroportos se tornou as obrigatória em 2020, foi revogada segundo a publicação no Diário Oficial da União da quarta-feira (17).

A reunião pública ordinária da Diretoria Colegiada da Agência Nacional da Vigilância Sanitária (ANVISA) discutiu o atual cenário da pandemia no Brasil segundo alguns critérios como:

  • Comportamento sazonal da pandemia;
  • Índices de imunização da população;
  • Morbimortalidade da doença;
  • Disponibilidade de tratamento.

Os dados apontam para a redução de contágio e mortalidade pela doença depois que a população em geral, completou os ciclos de imunização.

Por isso, as instituições responsáveis estão revendo as medidas protetivas criadas na pandemia, a fim de proporcionar mais conforto e liberdade para os viajantes no país.

Em maio, já havia sido liberado o serviço de bordo nas aeronaves e os voos voltaram a operar com a capacidade máxima.

Países como Estados Unidos, Reino Unido, Portugal e França já haviam flexibilizado o uso de máscaras em aeroportos no primeiro semestre do ano.

As máscaras em aeroportos não serão mais obrigatórias

Confira os cuidados que continuam em vigor!

Apesar da mudança na resolução 456/2020, o diretor e redator do processo, Alex Machado Campos, afirmou, em entrevista para a CNN, que o uso de máscaras passou a ser uma medida de proteção individual, o que a torna opcional. Antes, era uma medida de saúde coletiva.

Contudo a recomendação segue sendo para que as pessoas de grupos vulneráveis ou com sintomas gripais, mantenham o acessório nos aeroportos e aeronaves.

Além disso, continua valendo:

  • A disponibilidade de álcool em gel nas dependências do aeroporto;
  • A limpeza e desinfecção das aeronaves antes do embarque;
  • A manutenção dos sistemas de climatização e ventilação;
  • O desembarque por fileiras para evitar aglomerações;
  • Os avisos sonoros com recomendações para proteção contra a doença.

Vai viajar? Vai Voando!

As viagens são grandes oportunidades de conhecer o mundo e por isso, a Vai Voando acredita que deve ser um sonho possível para todas as pessoas.

Por isso, quando for viajar, conte com um time de especialistas para te manter atualizado e garantir as melhores condições de compra pra você e sua família.

Vamos lá? Clique aqui para encontrar a agência mais perto de você!