Saiba como planejar uma viagem com praticidade e economia

como planejar uma viagem

É essencial entender como planejar uma viagem para conseguir viajar com tranquilidade e praticidade. Além de definir o destino, existem outras questões a serem consideradas. Então, confira dicas de como se organizar para aproveitar cada momento com a sua família ou os seus amigos. 

Como organizar uma viagem

Para tornar a sua viagem inesquecível, é fundamental pensar em planejamento e organização. Assim, confira algumas dicas úteis de como organizar uma viagem e deixar tudo pronto antes do embarque:

Escolha o lugar que deseja conhecer

A primeira etapa, sem dúvidas, é saber como escolher o destino da viagem. Desse modo, é necessário considerar alguns fatores, como temporada, orçamento disponível e objetivo da viagem.

Se a sua vontade é viajar com a família para descansar, é válido pensar em destinos que permitam um contato maior com a natureza. No Brasil, por exemplo, existem diversos lugares paradisíacos para se escolher.

Agora, se o objetivo é se divertir com amigos, pode optar por lugares mais badalados, como barzinhos, casas de shows, discotecas, etc. Contudo, independentemente do seu perfil, há opções que combinam natureza, agitação e lugares históricos para você ampliar os seus conhecimentos. 

Pesquise o destino da viagem

Antes de se aventurar em qualquer destino, é essencial saber como planejar uma viagem. Um dos pontos principais é conhecer mais sobre o lugar de destino. Então, por meio da internet ou de uma conversa com amigos, você pode descobrir quais os melhores pontos turísticos e as atrações mais bacanas para explorar.

Dessa forma, também ficará mais fácil saber se o lugar escolhido vai atender às suas expectativas. Além disso, dependendo do seu estilo de vida, é importante pesquisar se existem bons lugares para curtir à noite, e principalmente, pensar na segurança desse lugar.

Monte um roteiro para a sua viagem

Com o destino definido, é hora de pensar no roteiro de viagem. Afinal, ter tudo organizado é fundamental para aproveitar cada lugar com mais tranquilidade. Portanto, planeje a sua viagem com antecedência, especialmente, se o destino for internacional.

Uma dica interessante é pesquisar a melhor época para viajar e buscar informações sobre o clima do destino. A partir disso, você vai poder escolher as atrações correspondentes à estação e as que mais te agradarem.

Além do mais, viajar em períodos de alta temporada, principalmente em férias escolares, costuma ser mais caro, uma vez que os gastos com hospedagem, passagens aéreas, passeios e alimentação aumentam consideravelmente.

Programe-se para os gastos

Pensar na questão financeira é outra forma de aprender como planejar uma viagem. Então, é essencial definir um orçamento conforme os recursos em sua conta bancária, de modo a não se endividar.

Dessa maneira, você deve considerar todos os gastos com a viagem, incluindo possíveis imprevistos que podem ocorrer durante o passeio. Por essa razão, é importante pesquisar sobre o preço da hospedagem e das atrações locais, assim como os lugares mais acessíveis para se alimentar.

Separe os documentos necessários

Imagine esperar ansiosamente pela sua viagem, arrumar a mala com antecedência e esquecer os documentos essenciais para o embarque. Por isso, é fundamental saber o que é necessário levar e como planejar uma viagem para evitar constrangimentos.

Se a viagem for para fora no Brasil, mas em países que fazem parte do Mercosul, como Chile, Argentina, Peru, Bolívia, Paraguai, Equador, Uruguai e Colômbia, os brasileiros só precisam apresentar o Registro Geral (RG). Lembrando que esse documento deve ser original.

Agora, para destinos não citados acima, é importante conferir as regras do país de destino e quais são os documentos para viajar de avião. Normalmente, há necessidade do passaporte na validade, o visto de entrada e o comprovante de vacinação.

Dicas de como economizar na sua viagem

Além de aprender como planejar uma viagem, é preciso ter dicas para economizar. Confira algumas sugestões práticas e infalíveis que vão te ajudar nessa missão:

Compra de viagem antecipada no boleto

Formas de pagamento diferenciadas costumam atrair mais viajantes. Um bom exemplo são os modelos de pagamento de viagem antecipada no boleto. Nesse formato, a Vai Voando é inovadora, pois criou condições especiais.

Você pode programar a sua viagem e pagar no boleto em até 12 vezes. Dessa forma, vai conseguir viajar sem dívidas, já que até a data do embarque a viagem deve ser quitada.

Além disso, essa modalidade de pagamento é democrática, pois não é necessário ter conta bancária nem comprovar renda. Ainda, mesmo que você tenha alguma restrição nos órgãos de proteção ao crédito, poderá fechar a compra normalmente. 

Pacotes de viagens acessíveis

Outro diferencial em viajar com a Vai Voando é que você não precisa perder tempo pesquisando passagens aéreas, hotéis, traslado, passeios e seguro. Desse modo, você poupa seu tempo e fecha um pacote de viagem completo com valor acessível.

Além do mais, é possível realizar o pagamento da sua viagem pré-paga por meio de boleto, à vista ou via pix. Caso queira, também dá para parcelar em até 12 vezes utilizando três cartões de crédito diferentes.

Por que escolher a Vai Voando?

Agora que você já aprendeu como planejar uma viagem, é interessante escolher uma empresa focada em economia. Para isso, você pode contar com a Vai Voando e optar por promoções imperdíveis. Ainda, pode escolher pacotes de viagens conforme a sua necessidade e viajar sem burocracia.

Com ações e projetos voltados para o turismo popular, milhares de pessoas realizam o sonho de conhecer lugares incríveis com a Vai Voando. Então, o que você está esperando para fazer parte desse grupo? É só falar conosco, escolher o destino e arrumar as malas!