Como arrumar a mala de viagem? Confira 5 dicas para uma bagagem completa

como arrumar mala de viagem

Preparar as malas é um desafio para a maioria das pessoas. Nessa hora, é preciso ter certeza de que os pertences mais importantes para a viagem realmente vão estar na bagagem. A boa notícia é que existem maneiras eficazes para fazer isso. Neste guia, separamos cinco dicas de como arrumar mala de viagem. Confira cada uma delas! 

1 – Escolha a mala ideal para a viagem

A dica de ouro para quem quer descobrir qual o melhor jeito de arrumar a mala é escolher o modelo ideal de bagagem. Isso faz toda a diferença na hora de decidir o que levar para a viagem. Veja como organizar cada um dos tipos de mala.

Mochila

Se for uma viagem de curta duração, com no máximo três dias de permanência, talvez seja prático levar apenas uma mochila. Ela pode ser encontrada em materiais de PVC, couro sintético, náilon ou lona. Contudo, mais importante que o material é escolher mochilas impermeáveis para viajar com segurança.

 

Porém, como arrumar a mala de viagem da maneira certa quando se trata de mochilas? Nesse caso, as vestimentas podem ser arrumadas de diversas formas, mas é aconselhado utilizar embalagens para ficarem bem organizadas. 

 

Por exemplo, para produtos de cuidado pessoal, utilize nécessaires e recipientes no tamanho “mini”. Para embalar roupas, use sacos a vácuo. Já os eletrônicos podem ser guardados em bolsas impermeáveis.  

Mala de rodinhas

Se preferir, você também pode carregar os pertences em uma mala de rodinhas. A vantagem é que, em algumas viagens aéreas nacionais, a mala com rodas pode ser carregada como mala de mão, inclusive de modo gratuito. Só em caso de ultrapassar o excesso de bagagem de 10 kg o valor de despache é cobrado.

 

A mala de rodinha é a que gera mais dificuldade na organização até ficar pronta. Por isso, confira outras dicas sobre como arrumar a mala de viagem. Vale lembrar que após seguir as sugestões, organizar as bagagens vai ser uma das atividades mais satisfatórias e fáceis para você!

2 – Anote tudo o que precisa levar

Um dos problemas mais comuns no roteiro de viagem, da compra das passagens até o último dia da viagem em si, é começar a preparar as malas em cima da hora. Quem realmente deseja se organizar para evitar angústias durante o passeio deve anotar com antecedência o que precisa levar.

 

Antes de pensar em como arrumar a mala de viagem, indicamos a criação de um checklist. Nele, você vai separar por tópicos o que não pode faltar na sua viagem. Então, você pode listar categorias, como roupas, calçados, eletrônicos, remédios, documentos, produtos de cuidado pessoal e alimentação.

 

Depois disso, comece a separar os itens que você anotou. À medida que for selecionando, pergunte a si mesmo se o que foi reservado realmente precisa ser levado. Às vezes, muitos objetos podem ser deixados para trás, desde que não façam falta na sua viagem. 

3 – Opte por roupas mais leves, se possível 

Outro problema que dificulta organizar a mala é carregar peças muito grandes e pesadas. Claro que isso vai depender do clima e da ocasião em que o passageiro vai estar presente. Porém, a dica é sempre separar roupas de material mais leve, tanto para reduzir o peso da mala quanto para dar mais espaço no interior da bagagem

 

Nesse caso, é importante ter em mente o que levar na bagagem de mão, já que a temperatura da cidade pode variar durante o dia. Por isso, é importante levar uma peça de roupa extra. O ideal é que seja uma roupa fresca para situações de calor ou uma peça mais quente para lugares onde há possibilidade de fazer mais frio. 

4 – Dobre ou enrole as roupas

Há muita dúvida se o correto é enrolar as roupas na mala ou apenas dobrá-las. Isso é particular de cada pessoa. Vai depender de quanto espaço ela precisa economizar. É verdade que ao enrolar as vestimentas pode-se diminuir o volume da bagagem de mão. Por outro lado, ao dobrar, evita-se que as peças amassem.

Roupas dobradas

Uma dica para quem prefere levar as vestes dobradas na mala é utilizar embalagens a vácuo, como já mencionamos. Isso vai diminuir o consumo de espaço dentro da mala, uma vez que os sacos contribuem para comprimir as roupas. Em relação às peças íntimas, elas podem ser dobradas e postas em um único pacote.

Roupas enroladas

Enrolar as roupas é uma das melhores opções de dobras utilizadas por quem prefere economizar espaço. A dica é fazer pequenos pacotinhos com os itens e colocá-los um ao lado do outro, inclusive nos espaços de sobra. Afinal, quando enroladas dessa forma, as peças se tornam mais maleáveis e se encaixam em qualquer lugar.

5 – Compre frascos para os líquidos

Por fim, após entender quase tudo sobre como arrumar a mala de viagem, a última dica é comprar pequenos frascos para armazenar perfumes, shampoos, cremes, entre outros produtos líquidos. Isso, além de ajudar a reduzir espaço, impede que eles derramem durante a viagem. 

 

Os frascos também auxiliam na hora de seguir as exigências da companhia aérea sobre transporte de líquidos nas bolsas. Em voos internacionais, por exemplo, a regra exige que os artigos sejam armazenados em até dez recipientes de 100 ml.

Adquira passagens mais baratas com a Vai Voando

Quer viajar com preços especiais e um pacote completo de viagem para você e sua família? Na Vai Voando, você faz uma cotação rápida e on-line. Reconhecida como uma das maiores franquias de turismo do Brasil, a Vai Voando divide em até 12 parcelas as viagens e tudo isso sem consultas ao SPC. Aproveite!