Como abrir uma franquia: o passo a passo definitivo

como abrir uma franquia

As franquias transformaram-se em uma alternativa rentável e confiável para os brasileiros que desejam abrir o próprio negócio. O processo, todavia, pode gerar dúvidas em empreendedores de primeira viagem que não fazem ideia de como abrir uma franquia.

Pensando nisso, elaboramos uma série de dicas contendo um passo a passo para ajudar quem deseja empreender nesse mercado. Se você quer conhecer todo o processo — da escolha até o fechamento do negócio — está no lugar certo. Confira!

Passos necessários para abrir uma franquia 

Franquia é uma nova unidade de uma marca que oferece os mesmos serviços e produtos que a empresa-matriz. Assim,  acontece uma concessão do direito do uso pelo proprietário da marca para o franqueado. 

Esse modelo de negócio vem se expandindo no país. Segundo expectativas da Associação Brasileira de Franchising (ABF), haverá um crescimento de 7% na quantidade de unidades no país em 2022 e um aumento de 12% no faturamento, comparado ao ano passado.

As franquias são atrativas, principalmente, por se tratarem de marcas já testadas e consolidadas no mercado. Apesar das vantagens, é necessário entender e respeitar as etapas essenciais de como abrir uma franquia a fim de investir na certa para os seus objetivos e obter sucesso.

Defina o segmento do negócio e pesquise redes de franquias 

Existem diversas opções de franquias, no Brasil, nos mais variados segmentos. Segundo a ABF, em 2021, havia 2.882 marcas no país. Diante de tantas opções, é importante, primeiramente, definir o seu setor de interesse e, depois, realizar uma pesquisa aprofundada para conhecer detalhes sobre a empresa.

Entre os melhores setores para investir está o do turismo, que, após a pandemia da covid-19, reencontrou o caminho do crescimento. Além disso, o segmento da beleza e bem-estar vem ganhando força entre a população, a qual se preocupa cada vez mais com o cuidado consigo mesmo.

Nessa etapa, você deve levar em conta a quantia de que dispõe para investir. Se não tem muito, o ideal é abrir uma microfranquia — franquias que possuem um investimento com um valor mais baixo. 

De acordo com um levantamento realizado pelo Serasa Experian juntamente ao Guia de Franquias 2022/2023, a  franquia de turismo Vai Voando é a que exige um investimento mais barato — capital inicial total de R$ 15 mil.

Conheça a franqueadora 

Após definir o segmento e as opções mais atrativas para você, é hora de avaliar o histórico da marca e alguns dados, como o número de lojas e a opinião dos clientes e franqueados. Essas ações são importantes para te ajudar em como abrir uma franquia.

Depois de fazer mais essa triagem, você precisa demonstrar interesse em abrir uma franquia no site da empresa, geralmente preenchendo um formulário on-line, com algumas informações básicas sobre você. A partir daí, o franqueado entra em contato com o empreendedor interessado e fornece mais detalhes.

Nesse contato, a marca avalia se o interessado tem o perfil adequado. Algumas das características, normalmente, buscadas são o interesse pelo setor e a disposição para dedicar tempo e dinheiro nele.

Quando se encaixa no perfil ideal, ele é convidado para participar de uma reunião com a franqueadora, que pode ser presencial ou on-line. Nesse momento, o empreendedor deve aproveitar para sanar todas as dúvidas que foram previamente anotadas por ele. Assim, você vai se sentir mais seguro sobre o investimento.

Avalie a COF e converse com outros franqueados

Na sequência, quando o empreendedor se mostra interessado na marca, ele recebe a COF — Circular de Oferta de Franquia. Esse documento contém informações comerciais, jurídicas e financeiras da companhia e deve ser disponibilizado, no mínimo, dez dias antes da assinatura do contrato para estudo detalhado.

 

Um parâmetro importante para saber como as coisas realmente funcionam naquela franquia no dia a dia é conversar com outras pessoas que já trabalham com a marca. De acordo com a Lei da Franquia, a circular deve conter a relação com o nome e o contato dos franqueados.

Assine o contrato 

Escolhida a marca, é momento de formalizar a relação profissional. O contrato vai estabelecer a parceria de negócio. Nesse documento, vão ser listados os direitos e deveres de cada parte. 

É importante ler atentamente todas as cláusulas contratuais, de preferência, com o auxílio de um advogado de confiança. Fique atento, também, para as taxas que vão ser cobradas e que constam no documento, como a de franquia, a de marketing e os royalties.

Escolha o ponto comercial e se prepare para abrir a sua unidade

Uma das tarefas mais importantes e, ao mesmo tempo, difíceis no processo de como abrir uma franquia é definir a localização mais estratégica para a sua unidade. Caso tenha dificuldade, faz parte do trabalho da franqueadora auxiliar na escolha do local.

Após definir o endereço, é só iniciar a preparação para começar a operar o seu negócio. A marca deve oferecer treinamentos para ajudar nessa organização e no trabalho cotidiano.

A inauguração deve ser aproveitada para chamar a atenção do público, portanto, planeje um evento que atraia a clientela. Após, é só contar com o suporte do franqueador. Por meio do know-how da marca, os resultados obtidos vão ser realmente bem-sucedidos.

Conte com o suporte da Vai Voando para abrir a sua franquia

A Vai Voando é uma franquia de agências de viagens que vem revolucionando o turismo no Brasil. Isso porque ela permite que as classes populares também possam viajar. Nosso sistema é intuitivo e voltado até para quem nunca trabalhou com turismo. 

Agora que você já sabe como abrir uma franquia, seja um dos nossos franqueados. Conte com o nosso suporte por meio da nossa gestão de rede, central de relacionamento, capacitação, marketing e escolha do local do PVD.