Saiba como abrir uma agência de viagens ou se tornar franqueado

Imagem mostra pessoas aprendendo como abrir uma agência de viagens

Depois de um período pandêmico, o turismo voltou a crescer e a aquecer o empreendedorismo no setor. Portanto, separamos algumas dicas de como abrir uma agência de viagens e quais as vantagens de ser um franqueado. Confira!

O que é uma agência de viagens?

Antes de abrir o seu negócio, é preciso saber o que é uma agência de viagens e como ela funciona. As agências vendem produtos relacionados a serviços turísticos, como passagens aéreas, pacotes, hospedagens, entre outros. 

Responsáveis por auxiliar os turistas antes, durante e após a viagem, as agências oferecem as melhores condições do mercado para atender às necessidades de cada cliente. Assim, ajudam os viajantes orientando, montando pacotes com os melhores preços e preparando os documentos necessários.

Apesar de ter tido queda no faturamento devido à pandemia, o setor turístico se recuperou e apontou crescimento significativo em 2022. Ou seja, caso goste de tudo que envolva viagens e deseja empreender, o mercado de turismo pode ser uma ótima opção para você se tornar dono do seu próprio negócio. 

Como abrir uma agência de viagens por conta própria

Pensar em como abrir uma agência de viagens do zero pode ser assustador, principalmente se você nunca empreendeu. Porém, mesmo sem experiência, é possível conseguir. Então,  primeiramente, é preciso fazer uma consulta comercial, a fim de analisar se o local escolhido é adequado para realizar as atividades comerciais.

O segundo passo é definir e registrar o nome da marca, mas antes é necessário verificar se o nome desejado não possui registro em outras operadoras de viagens. Para tanto, você pode consultar a Junta Comercial, o Cartório e/ou o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual.

Feito isso, o empreendedor precisa formalizar o negócio na Junta Comercial ou no Cartório e solicitar o CNPJ junto à Receita Federal. Agora, para a empresa atuar no endereço escolhido, é preciso obter o Alvará de Licença e Localização diretamente com a prefeitura do município.

Outro passo essencial é registrar a agência de viagens no Ministério do Turismo por meio do site do Cadastur. No entanto, existem maneiras menos burocráticas para empreender no segmento, sendo as franquias de viagens boas alternativas. Saiba mais, a seguir!

Vantagens da franquia Vai Voando

Quer saber como abrir uma agência de viagens por meio de franquias? Então, conheça as vantagens da franquia Vai Voando, uma das melhores e com os custos mais baixos do mercado para se fazer um bom investimento:

Sistema de empreendedorismo social 

A empresa possui um sistema diferenciado de empreendedorismo social, pois permite que pessoas de comunidades e periferias se tornem empreendedores e donos do próprio negócio.

Além disso, esse modelo de franquia barata gera renda, empregabilidade e acesso ao turismo nas comunidades do país. Ou seja, esse investimento proporciona às pessoas possibilidades de crescimento pessoal e também tem importante colaboração para o desenvolvimento da região. 

A Vai Voando é uma marca consolidada

Além de entender como abrir uma agência de viagem e lidar com a parte burocrática, é preciso construir um nome no mercado para atrair o público. Então, ser franqueado é vantajoso, uma vez que as agências de turismo possuem uma marca consolidada no mercado, além de modelo e estrutura de negócio já definidos.

A Vai Voando, por exemplo, tem 12 anos de história e, em 2021, teve um faturamento de cerca de 45 milhões. Além disso, possui parcerias com companhias renomadas como Azul, Gol e Latam. A marca é forte, conhecida por ser inovadora e por impulsionar o turismo na favela.

Oferecemos total apoio ao franqueado

Neste ano, a franquia Vai Voando cresceu 20%, e o objetivo é trabalhar para alavancar a implantação de 1000 franquias nos próximos meses. Em conjunto com empreendedores das comunidades e periferias, planejamos evoluir ainda mais.

Então, analisar como abrir uma agência de viagens sem muitos recursos é pensar no modelo de franquia da Vai Voando. Afinal, conosco o empreendedor terá todo o apoio necessário para se tornar um franqueado.

A empresa dispõe de uma equipe de gestão de rede especializada em preparar, implantar e monitorar os pontos de vendas. Ainda, há um programa de capacitação e desenvolvimento para empreendedores e equipes.


Possibilidade de empreender na própria comunidade

Todo o processo de como abrir uma agência de viagens pode ser complicado para quem não tem muita experiência, inclusive achar um bom lugar para investir. Nesse caso, a Vai Voando utiliza ferramentas de geomarketing para escolher um lugar estratégico para o seu ponto de vendas.

A Vai Voando já conta com mais de 450 pontos nas favelas e periferias, montados especialmente para atender às comunidades, fortalecer o empreendedorismo na região e realizar o sonho de diversas pessoas que desejam voar e ter o próprio empreendimento.

Como encontrar uma franquia de agência de viagens?

Existem vários tipos de franquias de agências de viagens para empreender. Por isso, é preciso verificar várias questões, como investimento inicial, quais serão as responsabilidades do franqueado e, principalmente, se a franquia lhe dará suporte, desde a implantação até o monitoramento do ponto de vendas.

Assim, saber como abrir uma agência de viagens com franquia barata e orientação é uma alternativa para quem nunca empreendeu e tem pouco dinheiro para investir. Nesse caso, seja um franqueado Vai Voando e conte com todas essas facilidades para tornar o seu negócio um sucesso!