Saiba o que pode ou não levar na bagagem de mão

bagagem de mão

É comum haver dificuldades em saber o que é permitido levar na bagagem de mão em voos nacionais e internacionais. Por esse motivo, tire dúvidas e confira dicas essenciais para viajar tranquilamente e sem complicações.

O que é bagagem de mão?

A bagagem de mão é um item que o viajante pode levar consigo no avião durante o voo, sem precisar despachá-la na hora do check-in e pagar por esse serviço. Essa bagagem pode ser acomodada debaixo da poltrona do passageiro, à sua frente ou no bagageiro superior.

Além disso, algumas companhias aéreas permitem que o viajante leve uma bolsa pequena, mochila, pasta de trabalho, notebook, etc. Contudo, é importante consultar as regras no site da empresa e seguir as suas orientações.

Principais tipos de malas de mão

Existem, basicamente, três tipos de malas de mão, considerando as mais populares do mercado segundo a necessidade de cada viajante. Confira,  abaixo, o material com que são produzidas e quais os seus pontos positivos e negativos:

Mala do tipo flexível

A mala flexível é um tipo de bagagem de mão muito utilizada pelos viajantes. Esse item é mais maleável, pois é confeccionado com nylon e poliéster — o que permite acomodar a mala em diferentes bagageiros.

A mala flexível possui ótimo custo-benefício comparada aos outros tipos disponíveis no mercado. Porém, é importante frisar que, normalmente, não é impermeável. Por esse motivo, se for molhada, pode danificar os documentos, até mesmo a sua passagem aérea e tudo o mais que estiver guardado nela.

Malas semiflexíveis ou semirrígidas

As malas semiflexíveis ou semirrígidas, como também são chamadas, são boas opções de bagagem de mão, pois são feitas com material impermeável por dentro. Dessa forma, os objetos transportados ficam mais protegidos.

Além do mais, possui maior durabilidade comparada com as malas do tipo flexível. Por essa razão, são muito populares e mais fáceis de serem encontradas nas lojas. Entretanto, as semiflexíveis são mais difíceis de serem higienizadas, podem acumular sujeira e, consequentemente, ter a sua vida útil reduzida.

Mala do tipo rígida

As malas do tipo rígida são confeccionadas com policarbonato, propileno ou material sintético ABS (acrilonitrila butadieno estireno). Esses materiais são mais resistentes e, por serem rígidos, promovem maior proteção aos itens transportados.

Por outro lado, as malas rígidas são mais pesadas. Porém, se você busca durabilidade, ela te atende perfeitamente. Entretanto, é importante evitar fortes impactos para não danificá-las.

O que pode ou não levar na mala de mão

Você sabe o que pode levar na bagagem de mão? Essa é uma das dúvidas mais frequentes ao viajar. Assim, confira, a seguir, o que pode ou não levar consigo em viagens nacionais e internacionais:

Bagagem de mão em viagens nacionais

Conforme as normas da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), é permitido levar líquidos na bagagem de mão, como shampoo e condicionador, por exemplo, mas a embalagem deve ter no máximo 500 ml. Ainda, cada viajante pode levar até 2 litros do conteúdo, isto é, 4 frascos de 500 ml.

Em relação aos aerossóis, como desodorantes, as embalagens devem conter 300 ml, sem ultrapassar a quantidade de 4 embalagens por passageiro. Outros itens, como armas de fogo, objetos pontiagudos ou cortantes, substâncias inflamáveis, químicas e/ou tóxicas não podem ser levadas na bagagem de mão.

Bagagem de mão em viagens internacionais 

Já os voos internacionais costumam ser mais restritos, mas o que não pode levar na bagagem de mão? Conforme a ANAC, é permitido levar itens líquidos ou pastosos, como shampoos, condicionadores ou cremes, mas o limite é de até 100 ml por frasco. 

É importante se atentar à quantidade, pois caso ultrapasse o limite permitido, você terá que jogar fora esse excedente para passar pelo raio-x. Agora, posso transportar comida na bagagem de mão? A resposta é sim, mas somente alimentação de bebê e dietas especiais em uma quantidade necessária durante o voo. 

Além disso, é possível levar medicamentos na bagagem de mão em voo internacional. No entanto, é necessário ter a receita médica original, carimbada com CRM e assinada pelo especialista.

Qual o limite de peso da bagagem de mão?

O tamanho da bagagem de mão em voos nacionais e internacionais foi padronizado em 2019. Assim, em voos da Gol, Latam e Azul, por exemplo, as malas devem ter as seguintes dimensões:

  • malas com alças, bolsos e rodinhas devem ter  35 x 25 x 55 cm (comprimento x largura x altura), pesando no máximo 10 kg;
  • bolsa, mochila ou objeto pessoal (notebook/tablet) devem medir 35 x 20 x 45 cm.

Lembrando que se você viajar com companhias estrangeiras, é recomendável conferir as medidas das malas de mão estabelecidas por elas, pois podem mudar de empresa para empresa.

Viaje com a Vai Voando

Agora que você já sabe o que pode ou não levar na mala de mão, que tal conhecer as promoções da Vai Voando e já programar a sua viagem? A empresa possui formas de pagamento diferenciadas que facilitam a compra de passagens aéreas e pacotes.

É possível parcelar em até 12 vezes no boleto ou em até 10 vezes no cartão de crédito, além de poder utilizar três cartões diferentes para completar o limite. O que você está esperando? Aproveite essas facilidades, fale conosco e conheça lugares incríveis!